quarta-feira, 8 de março de 2017

ARTE: Miami - Arte por toda parte, do Art Basel ao Context


Miami é a cidade que atrai todos os gostos, e tem se expandido quando falamos do culto à arte, desde a mais sofisticada até o bairro mais descolado e grafitado de Wynwood, para os muralistas emergentes. Miami sem dúvidas tem algo que agrada a todos os gostos e por isso foi escolhida para ser uma das cidades oficiais que recebem o ART BASEL, evento mais disputado por artistas e público, que acontece uma vez por ano no mês de dezembro.

A cada edição é recheada de surpresas e deleites por toda parte. Uma simples caminhada por South Beach durante a feira oferece arte e instalações públicas, oportunidades únicas para observar as pessoas e espetáculos. 

E, por falar em festas, para aqueles que conhecem as pessoas certas e nunca são barrados na porta, a Art Basel é uma farra interminável. Uma das melhores festas que conhecemos foi no Edition Hotel e o Secret Garden (o nome já diz tudo). As casas noturnas realizam festanças repletas de celebridades e, por toda a cidade, de South Beach a Wynwood, surgem boates temporárias que oferecem experiências efêmeras para os amantes da vida noturna

Este ano fui convidada por alguns artistas para suas exibições e uma das minhas favoritas é a do meu amigo Fidia Falaschetti, que constrói incríveis esculturas e estava com uma de suas exibições na mais concorrida galeria a CONTEXT. Falaschetti apresenta uma ampla gama de peças multimídia que aprofundam os conceitos de comercialismo, consumismo, cultura pop e globalização da mídia. O artista explora a relação entre digital e analógico, apropriando-se de materiais e elementos do passado e transformando-os em objetos contemporâneos impactantes. Fidia Falaschetti cria trabalho que é satírico e brincalhão, mas também confronta o espectador a pensar sobre como e o que eles consomem.

Em todas as galerias em que há expositores é um mix de sentimentos que geram curiosidade e nos faz ficar muitas vezes alguns minutos contemplando cada artista. Esta sem dúvidas é uma ótima época para turistar por Miami e aproveitar todos os eventos diversificados que a cidade tem a oferecer. Uma dica, planeje com antecedência pois nesta época os hotéis tem sua capacidade lotada em pouco tempo e os preços ficam acima da cotação normal.