terça-feira, 23 de maio de 2017

ESTILO: Como escolher o modelo certo de relógio para você

O relógio é talvez uma das peças preferidas dos homens. Objeto de desejo da grande maioria dos homens, a hora de comprar um relógio nem sempre pode parecer uma tarefa fácil. Afinal esse acessório deve refletir a sua personalidade e forma de estar. Escolher o modelo que combina com você é apenas uma parte desse processo. Além de refletir sua personalidade ele vai refletir seu estilo. E assim como a roupa deve combinar com a ocasião, o relógio deve ser o certo para usar e combinar com a ocasião. Talvez seja exagero combinar diretamente com a roupa, mas seguir um estilo. Ocasiões mais formais não combinam com um relógio de pulseira de borracha, por exemplo.

Antes de comprar um relógio você deve ter definido o tipo e o uso daquele relógio. É importante observar o material utilizado na sua concepção e quais os recursos, funções que mais valoriza. Saber se seu estilo é mais para um analógico ou digital. Que tipo de pulseira combina melhor. Até por que todos esses fatores vão dar uma noção de preço. O importante é atrelar qualidade, funcionalidades e preço. 


O estilo pode ser muito importante. Para uma aparência sofisticada, arranje um relógio prateado com aspecto lustroso e fino. Para uma aparência mais alternativa, arranje uma pulseira larga de correias ou de couro. Para uma aparência com mais classe e de bom gosto, o ideal é um belo relógio analógico metálico. Mas o mais importante é que o relógio tenha durabilidade. Em geral marcas como, Seiko, G-Shock, Swatch, ou Casio são todos bons relógios.

Agora se você gosta de praticar esportes é preciso um relógio diferente que seja um pouco mais leve para assim monitorar o tempo que você faz correndo, ou mergulhando. Dentre os esportivos existem relógios que também podem mostrar os seus batimentos cardíacos ou mesmo alertando sobre um possível ataque cardíaco. São modelos que atrelam as funções básicas de um relógio com algo mais específico para o estilo do usuário.

Outro detalhe importante é quanto ao tamanho do relógio. Por exemplo, para pessoas muito grandes, usando um relógio muito fino e pequeno pode parecer feminino. Ou para uma pessoa pequena com relógio muito grande também não fica bem. O ideal, independente do tamanho da pessoa, é escolher modelos de tamanhos médios, não muito grandes nem muito pequenos. Na hora de comprar você precisa ter em mente que modelo você precisa e quer. De um relógio de pulso ou de bolso? Um relógio de quartzo com bateria ou um relógio mecânico à corda? Conheça os modelos básicos de relógios que temos no mercado:

RELÓGIOS DE QUARTZO - O tipo mais popular, o relógio de quartzo, funciona com bateria que vibra o cristal de quartzo fazendo-o oscilar a mais de 32.000 vibrações por segundo para garantir a precisão do tempo, e assim gerando um impulso que move o ponteiro. Isso explica o fato destes relógios perderem apenas 10 segundos por mês. Esse tipo de relógio oferece precisão e estabilidade. Além disso, os relógios de quartzo não exigem corda e precisam apenas trocar a bateria uma vez a cada um ou dois anos. Estes relógios possuem vários estilos diferentes que podem ser do analógico, digital ao analógico-digital.

RELÓGIOS MECÂNICOS - Os tradicionais relógios mecânicos e normalmente são mais caros, do que os de quartzo, devido à habilidade e o custo do trabalho exigido para se criar uma peça mais complexa como essa. Para funcionar eles dependem de uma mola (a mola principal) para oferecer a energia ao oscilador (quase sempre uma roda chamada de "roda de balanço") conforme gira. A roda oscila a cerca de 28.000 por hora, o que significa que o relógio pode perder vários segundos num mesmo mês.
 


QUE MATERIAL ESCOLHER?

 
Quando for escolher um relógio de pulso, tenha em mente que tipo de pulseira deseja ter para assim ter definido que estilo de relógio você quer. A pulseira, ou bracelete, vai determinar o estilo do relógio. Que podem ser dos mais esportivos (emborrachados) ou mais clássicos e formais (com pulseiras de metal).

OPÇÕES DE RELÓGIOS DE PULSO


COM METAIS PRECIOSOS: Os relógios feitos de metais preciosos têm um visual clássico e são verdadeiras jóias. Objetos de luxo de alto valor, pode se encontrar em ouro, prata ou platina. Alguns relógios desse tipo ainda podem vir adornados com pedras de diamante.

EM ALUMÍNIO: É o tipo mais comum e mais em conta levando-se em consideração o custo X benefício. São resistentes às manchas, ferrugem e corrosão.

EM AÇO INOXIDÁVEL: Feitos com uma liga metálica muito forte, brilhante e possui alta resistência à ferrugem e à corrosão. Geralmente modelos com pulseiras de aço são indicados para qualquer ocasião.

EM FIBRA DE CARBONO: São sempre escuros e opacos. Este material é usado em caixas de relógios e ponteiros. O ponto positivo é que são muito mais leve e resistente a arranhões do que o aço. E muito comum na relojoaria masculina.

EM TITÂNIO: Próprio dos relógios desportivos que exigem materiais mais resistentes. O titânio é um metal branco e forte muito usado em aviões e naves espaciais. Os relógios de pulso em titânio são leves, 30% mais fortes do que o aço, e resistentes à corrosão, além de hipoalérgicos. Geralmente possuem uma proteção para torná-los mais resistentes a arranhões.

EM BORRACHA OU POLIURETANO: Ideal para quem praticas esportes e tem um estilo mais informal. Material maleável e lavável que vai bem com praia e piscina. Surfistas e atletas em geral preferem esse tipo de pulseira por ser mais prático e resistente.



- CALENDÁRIO: Relógios com a data. Mostram a data e o dia da semana.

- CRONÔMETRO: Ele age como um medidor do tempo passado. Os cronômetros podem vir com frações de segundos para medir dois tempos separados simultaneamente ou consecutivamente.

- TAQUÍMETRO: As escalas de taquímetro, localizadas ao redor do aro de um relógio, medem a média de velocidade calculando o tempo e distância. São usados junto com o cronômetro.

- FASES DA LUA: Relógios com mostradores das fases da Lua indicam as fases da lua com uma imagem num giro rotativo.

- MEDIDAS INTERNACIONAIS: Os relógios internacionais indicam as horas em diferentes fusos. Pode escolher o nome de uma cidade importante num determinado fuso para ver as horas naquela região.

- À PROVA D´ÁGUA: É importante saber a real capacidade dele em contato com a água, afinal alguns modelos mais esportes precisam dessa resistência com água. Normalmente descrito no mostrador ou caixa, um relógio a prova d´água é medido em pés, metros ou atmosferas. (ver tabela abaixo)