quinta-feira, 31 de agosto de 2017

ROTEIRO: 7 Restaurantes imperdíveis em Fortaleza

Nada é mais gostoso numa viagem do que descobrir os segredos da cidade, os lugares frequentados por quem mora nela e saber das coisas. Pensando nisso, fizemos uma seleção de 7 restaurantes imperdíveis em Fortaleza. Lugares que vão lhe surpreender pela gastronomia incrível e os ricos sabores para os mais diversos paladares. Você vai descobrir que a capital cearense tem muito mais do que lindas praias e gente hospitaleira para lhe oferecer.

1 - Embora já tenha filiais espalhadas por quase todo o país (e em breve inaugure sua primeira filial em Miami), a principal flagship do grupo Coco Bambu é parada obrigatória para almoço ou jantar, em plena Avenida Beira Mar, o principal corredor turístico de Fortaleza. O “camarão internacional” segue como o prato “best seller”, mas os meus preferidos são, sem dúvida, o espetinho de camarões na crosta de pão de alho e o “Rede de Pescador” – cataplana que vem com postas de peixe, camarões, lulas, mexilhões e lagostas grelhados com azeite extra virgem. Como sobremesa peça uma torta de côco (servida quente com sorvete de creme) ou “o melhor pudim de leite do mundo”. As caipirinhas daqui são deliciosas, e a carta de vinhos também oferece muitas opções! 

Coco Bambu - Av. Beira Mar, 3698 - Beira Mar, Fortaleza - CE, 60165-121 - Fone: (85) 3198-6000

2 - Nenhum restaurante em Fortaleza é tão fiel às técnicas tradicionais da culinária francesa quanto o L’École, um complexo que reúne restaurante e escola de alta gastronomia num casarão lindo do século XIX, comandado pelo chef Albertino Araújo - Grand Diplome pela Le Cordon Bleu. Só o espetáculo da “esfera de chocolate” que se derrete na sua frente banhada com calda quente de chocolate meio amargo já valeria a visita, mas antes disso você precisa descobrir o “tartare de salmão” em cama de maracujá e o delicioso “fettuccini com camarões ao molho quatro queijos”. Outra opção de prato principal é o frango à Cordon Blue, que vem acompanhado de risoto de parmesão empanado. Você vai se surpreender!

L'École - R. Monsenhor Bruno, 819 - Meireles, Fortaleza - CE, 60115-190 - Fone: (85) 3051-3372


3 – Sob o comando do sócio e maître Azevedo – um cearense que tem na bagagem mais de 20 anos no Antiquarius carioca e dois anos no paulistano A Bela Cintra, o Sobreiro é sem dúvida a melhor cozinha portuguesa do Ceará e uma das melhores do Brasil. Com ambiente contemporâneo, serviço impecável e delícias como o “arroz de pato à portuguesa” e o “picadinho carioca”; minha sugestão vai mesmo para o “Bacalhau à Lagareiro”, que sempre chega dourado por fora e suculento por dentro, laminando desde a primeira garfada. Encerre tudo com uma “sericaia” - tradicional sobremesa ibérica servida com fio de mel de abelha ou o clássico tiramisú regado com creme de cassis. São inesquecíveis!

Sobreiro - Rua Manuel Queirós, 511 - Papicu, Fortaleza - CE, 60176-150 - Fone: (85) 3234-0062

4 - Com ambiente cosmopolita e despretensiosamente sofisticado, o L’Ô é um restaurante que facilmente faria sucesso em São Paulo, Nova York ou Londres. Ocupando um prédio antigo, bem próximo ao Centro Cultural Dragão do Mar e a caminho do centro da cidade, tem foco na gastronomia internacional com toques de “fusion food” e, entre as muitas delícias, você tem que provar o “camarão grelhado com molho curry”, servido com nhoque de mandioquinha, recheado com banana da terra e finalizado com chuva de gengibre confit. Termine tudo com a “tuille de amêndoas”, recheada com mouse de banana com sorvete de pipoca caramelizada. Você vai amar! A carta de vinhos oferece ótimas opções.

L'Ô - Av. Pessoa Anta, 217 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, 60060-440 - Fone: (85) 3265-2288

5 - O casamento de um gaúcho com uma mineira apaixonados pelo Ceará fez surgir o Villa Alexandrini, uma cantina discreta, bem intimista e especializada em risotos. O de camarões da Costa Negra com molho rústico de tomates frescos de São Benedito é simplesmente sensacional. E o de carne de sol com parmesão é uma excelente opção para os que preferem carne. Como entrada não deixe de pedir a “bruschetta em pão de coco” e como sobremesa, a panqueca “a la Campelo”, uma delícia que vem recheada com brownie gourmet e creme de avelã com cacau, servidos em piscina de calda quente de chocolate e acompanhado por sorvete de creme com cerejas confitadas. Sugiro um bom champagne brut para acompanhar tudo!

Villa Alexandrini - R. Frederico Borges, 81 - Varjota, Fortaleza - CE, 60175-040 - Fone: (85) 3267-1049


6 - Com ambiente requintado à meia luz, móveis clássicos e decoração pontuada com réplicas de quadros do pintor italiano que dá nome ao restaurante, o Caravaggio tem na sua cascata de lagostas um dos pratos de frutos do mar mais deliciosos da capital cearense. Um certo “fumado” dá a lúdica sensação de que o prato acabou de ser preparado por pescadores nativos, numa fogueira à beira da praia. Um verdadeiro espetáculo para a visão, olfato e paladar! Como prato principal, peça o filet com “foie gras” e encerre com a “Surpresa Caravaggio”, uma sobremesa gelada, ideal para quem gosta de iguarias bem doces com castanhas picadas. A carta de vinhos e champanhe daqui é uma das melhores da cidade. 

Caravaggio - Rua Professor Dias da Rocha, 199 - Meireles, Fortaleza - CE, 60170-310 - Fone: (85) 3242-4703

7 – Situado num dos corredores mais movimentados da cidade, com decoração minimalista pontuada por obras de arte, alguns totens de joias contemporâneas e um grande bar ao centro, o Moana é uma ode à gastronomia de fusão - com toques especiais de vários sabores tipicamente cearenses. O cardápio atual leva assinatura do chef gaúcho Eduardo Sttiger que criou o “Camarão Chico Anysio”, meu prato preferido. Nele, os camarões são flambados na cachaça branca suave, acompanhados por um delicioso nhoque fresco de batata doce e finalizado com um suave molho de queijo gruyére. Como sobremesa, faça uma viagem pelo inesquecível “crème brûlée de rapadura” e finalize com uma dose da cachaça premium cearense Cedro do Líbano. 

Moana - Av. Dom Luís, 55 - Meireles, Fortaleza - CE, 60160-230 - Fone: (85) 3181-7001