quarta-feira, 27 de setembro de 2017

LIFESTYLE: Hotel Raphael, um cenário cinematográfico

A hotelaria de luxo parisiense pode ser traduzida neste hotel tipicamente francês e quase escondido num dos bairros mais chiques da Cidade Luz, o Hotel Raphael. Com categoria cinco estrelas e localizado bem no coração de Paris, este hotel possui um dos terraços mais luxuosos da capital. 

Fundado em 1925 pelos proprietários Léonard Tauber e Constant Bavarez, o Hotel Raphael ainda guarda todo seu charme desta época e pertence ainda a família de um dos sócios. Vale ressaltar que os primeiros proprietários também fundaram dois outros famosos hotéis na Cidade Luz, o Hotel Regina em 1900 e o Hotel Majestic em 1908.

O Hotel Raphael apresenta uma decoração Art Déco e foi batizado com este nome em homenagem ao famoso artista Raphaël e suas fascinantes obras. Nos anos 30, o hotel serviu de refúgio para os grandes atores holywoodianos quando estavam em Paris, e que apreciavam seu luxo e discrição.

O sofisticado hotel tem uma particularidade que hoje em dia não vemos com frequência, ainda é gerenciado pela mesma família desde a sua inauguração. Constant Bavarez, seu fundador, faleceu em 1935, e seu filho mais novo assumiu assim a direção. Em 1944 faleceu o sócio Léonard Tauber que não possuia herdeiros, deixando com isso a propriedade totalmente para a família Baverez. Françoise Baverez e sua filha Véronique Valcke fazem parte da geração dos dirigentes atuais dos três hotéis pertencentes à família. É fundamental lembrar que os hotéis estão cotados na Bolsa de Valores desde 1980, o que permitiu o financiamento de uma reforma total dos quartos, cozinhas e instalações de ar condicionado em todos os ambientes, assim como a modernização nas normas de segurança do Hotel.  

Considerado um dos poucos hotéis “palaces” parisienses que não possui nenhum fundo estrangeiro com restaurações faraônicas, ele conserva até hoje uma grande parte da sua decoração e móveis originais desde a sua inauguração, com algumas adaptações atuais. 


A localização deste Hotel cinco estrelas fica a alguns metros do Arco do Triunfo e da famosa Avenida Champs Elysées. Algumas suítes possuem uma linda vista para a Torre Eiffel, outras para o Arco do Triunfo. Dispõe de 83 suítes distribuídas nos sete andares, além de seis salas de conferência para seminários e recepções. Essas salas ficam no sexto andar do hotel, onde um dia foi o apartamento do fundador Léonard Tauber e que possui um amplo e belo terraço. No térreo se encontra o elegante “Bar Anglais & Lounge Le 17” num universo único e intimista. O hotel tem uma reputação no seu “savoir-recevoir”, ou seja, na arte de receber, desde 1925, um exemplo da “L’art de vivre à la française” (arte de viver à francesa).

No sétimo andar se esconde um dos mais belos e luxuosos terraços de Paris, “La Terrasse”, pouco conhecido pelos turistas e bem frequentado pelos parisienses nos dias de verão da Cidade Luz. Na famosa hora do aperitivo, tradição bem francesa, os clientes assistem a um pôr do sol espetacular, degustando seu sofisticado menu com diversas opções, destaque para o cocktail Le Raphael. Com esta vista panorâmica, o “La Terrasse” oferece também almoços e jantares em alta gastronomia. Todos os pratos são assinados pelo renomado chefe Etiénne Barrier. 



HÓSPEDES ILUSTRES 

Muitas personalidades já se hospedaram no Raphael, entre elas: Walt Disney, Cary Grant, Audrey Hepburn, Steve McQueen, Ingrid Bergman, Michelle Pfeiffer, entre outros. A partir dos anos 30, muitas filiais de empresas holywoodianas se instalaram próximas ao Hotel. Vale lembrar que o famoso cantor francês, Serge Gainsbourg, também foi um dos seus hóspedes habitués e compôs muitas canções durante suas estadias. O ator Robert De Niro escolheu o nome de seu filho Raphael depois de alguns dias hospedado neste palace nos anos 70.  
A atmosfera histórica do Hotel Raphael serviu também de inspiração para filmagens de inúmeras obras cinematográficas francesas e internacionais e, ainda hoje, inspira artistas e celebridades. 


Hotel Raphael
17 Avenue Kléber
75016
www.leshotelsbaverez.com/fr/raphael/